A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Mouro da Serra da Opa

Na Serra da Opa diz a lenda que à uma fenda na rocha. Esta caverna está ligada a uma velha lenda de "Mouros"... Em tempos que já la vão de um passado distante, havia neste local um palácio encantado onde vivia um velho mouro e a sua formosa e linda Filha. Um dia uma mulher do povo surpreendeu a moura a limpar o seu tesouro e, assaltada por um desejo irresistivel, decidiu vigiá-la para aproveitar a melhor altura de deitar mãos à grande e excessiva riqueza.

Um dia viu que o mouro e a Filha estavam à porta da caverna e, aproximando-se sem ser vista, surpreendeu a conversa entre os dois. 0 Pai não concordava em deixar partir a sua Filha para uma visita a umas primas do Castro em ruínas . O velho Pai temia morrer de repente e queria revelar¬Ihe o paradeiro de todos os seus tesouros escondidos, que eram muitos. Finalmente concordou e deixou-a partir com a sua aia.

Sabendo que o mouro ficava sozinho, a mulher voltou no dia seguinte com o seu marido e atacaram ambos o velho mouro, que caiu sem sentidos. Sem coragem para continuar naquela caverna escura, decidiram voltar mais tarde para levar o tesouro. Mas quando la' chegaram no dia seguinte, depararam com um pote de ferro que em vão tentaram abrir. Voltaram ao outro dia preparados com ferramentas mas não encontraram qualquer tesouro. A moura tinha voltado e escondeu toda a riqueza do seu Pai noutro local.

É de destacar,ainda um dito popular que diz pue entre a serra da Opa e Sortelha à um tesouro enterrado, o qual será encontrado," por rabo de ovelha, ou bico de relha"

As lindas mouras encantadas! Elas aí estão em muitos e muitos outeiros, grutas ou antas de Portugal! No seu interior há palácios, onde vivem rodeadas de imensas riquezas e luxos. Perto nasce sempre uma Fonte de água muito pura e cristalina que se transforma num lindo rio ou riacho. Como descobrir estes lugares?
"Quim"

Sem comentários:

Enviar um comentário